Este espaço pertence a todos os elvenses que gostam de fotografia, amadores ou profissionais, e servirá não só de montra às suas imagens como também para mostrar a nossa cidade, tal como ela é. Enviar fotos e pequena legenda para fotografosdeelvas@gmail.com. As fotografias aqui expostas são da responsabilidade dos seus autores, bem como respectivos direitos de autor.

quarta-feira, janeiro 16, 2008

De molho

Foto: Paulo Guerra
*****

Etiquetas:

7 Comments:

Blogger Xplink said...

Espero que não leve a mal, mas fiz um pequeno crop na imagem para realçar o objecto da foto, a vaca dentro de água. Apenas para demonstrar que a foto não tem que ser tal e qual como a captamos, pois as limitações das camaras por vezes não nos deixam tirar a foto como idealizamos. Durante seculos os laboratorios foram as ferramentas de "apuramento" das imagens, com sombras e mascaras. Hoje em dia são os computadores, não há que ter medo de editar as imagens. A foto é o produto final dum processo que começa com o olhar e acaba em programas de edição de imagem...

PS - Esta é a minha visão, é discutivel.Se não concordam lanço aqui o debate.

16/01/08, 18:55  
Blogger Unknown said...

Concordo plenamente.
Até porque a manipulação da imagem sempre existiu - como é que era mesmo aquela coisa do cross-processing? O cortar e colar já existe há imenso tempo embora nem todos nos laboratórios o conseguissem fazer com perfeição.
Há trabalhos espectaculares de Fine-Arts que seguramente provocaram muito suor à volta do Photoshop até atingirem a fase final. A edição da fotografia é um "mal" necessário e se a encararmos como arte, então tudo é permitido.

17/01/08, 00:00  
Anonymous Anónimo said...

Já que o debate foi lançado, eu sou 100% contra o fotoshop, acho que desde que começou o seu uso a fotografia perdeu identidade.Já não se sabe o que é o quê.Outra coisa que não tem nada a ver com o asssunto, mas sempre me revoltou ver animais sujos e com sítios faltos de higiene.O dono dessas vacas bem poderia melhorar-lhes as condições, ainda por cima leiteiras, que mais higiene necessitam !

17/01/08, 00:10  
Anonymous Anónimo said...

Não sou 100% contra a edição de fotografias como o da vinci mas concordo, em parte, com ele. Se uma foto é demasiado mexida, acho que não só tira um pouco a "glória" ao fotógrafo como "engana" quem a vê. Admito pequenos retoques mas desde que não alterem muito a fotografia.
Já tenho visto por aqui fotografias editadas que ficam muito interessantes mas prefiro as mais "puras" :)

(Em relação ao que o da vinci disse em relação às condições das vacas, subscrevo na íntegra)

Catarina Matos

17/01/08, 10:37  
Anonymous Anónimo said...

Se essas vacas são as que penso, o dono já foi multado por isso...

Quanto à manipulação de imagem, refiro-me aos niveis de contraste/luz, e reenquadramento da imagem. Não ao facto de a malta usar filtros e efeitos e por as fotos azuis e roxas, etc...isso é outra questão, e apesar de considerar uma forma de arte fotografica, não é a que eu aprecie.

17/01/08, 12:51  
Anonymous Anónimo said...

Sim, com esse tipo de manipulação concordo.

Catarina Matos

17/01/08, 15:27  
Blogger Xplink said...

Não se pode chamar manipulação, chama-se edição...

18/01/08, 12:20  

Enviar um comentário

<< Home