Este espaço pertence a todos os elvenses que gostam de fotografia, amadores ou profissionais, e servirá não só de montra às suas imagens como também para mostrar a nossa cidade, tal como ela é. Enviar fotos e pequena legenda para fotografosdeelvas@gmail.com. As fotografias aqui expostas são da responsabilidade dos seus autores, bem como respectivos direitos de autor.

quinta-feira, março 06, 2008

Aldeia típica

Foto: Aldina Amador
*****
Aldeia típica de José Franco
Sobreiro-Mafra

Etiquetas:

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

a localidade chama-se sobredo, e não Sobreiro.
De nada.

Da Vinci

06/03/08, 20:26  
Blogger Dina said...

Não senhor Da Vinci a localidade chama-se Sobreiro e fica no concelho de Mafra.
Basta ir ao site da Câmara Municipal de Mafra e encontra isto:

ALDEIA TÍPICA DE JOSÉ FRANCO

No Sobreiro, meio caminho entre Mafra e Ericeira, José Franco, recupera os usos e os costumes das gentes do concelho. Paragem obrigatória numa das “aldeias” mais famosas do mundo.
Sete décadas a trabalhar o barro. José Franco não se coibiu de fazer renascer a sua velha sala de aulas, com as pequenas mesas em madeira, o imponente armário da professora, a ardósia; na loja do barbeiro-dentista um freguês submete-se a um corte de barba, na mercearia a Ti Helena serve um copo de vinho… ambientes a convidarem a viagens no tempo.

Localização:
Sobreiro, na estrada que liga Mafra – Ericeira

Horário:
10h00 às 18h00
Dia de encerramento: Não encerra

Contactos:
Tel.: 261815420

Como vê não tinha nada a agradecer...

07/03/08, 00:41  
Blogger Unknown said...

Boa Dina, nem a Wiki tem melhor

E já agora, gosto do local e da foto tb. Pena aquelas sombras né?

07/03/08, 01:06  
Blogger Dina said...

Ó Lupor eu como fotógrafa sou um desastre e reconheço-o...de vez em quando mando-vos uma foto apenas por teimosia!
Neste caso foi mesmo para divulgar um sítio de que gosto muito.

07/03/08, 15:48  
Anonymous Anónimo said...

Senhora Dina, conheço perfeitamente a localidade, e a aldeia, fica no caminho da Ericeira e de Santa Cruz,conheço perfeitamente, à entrada tem uma fonte, uma gaiola em ferro e uma pequena azenha movida a água, lá dentro tem os negócios típicos das aldeias,ferreiro, escola, vendem pão com chouriço, etc etc, como vê sei onde é e sempre conheci a localidade como Sobredo, se agora lhe mudaram o nome ou é conhecida pelos dois nomes, ou se Sobredo derivou em sobreiro por ser mais fácil de dizer já não sei.

Da Vinci

07/03/08, 15:48  
Anonymous Anónimo said...

Pesquisei e realmente em 90% dos casos a localidade é referida como Sobreiro, embora em varios sítios seja chamada Sobredo,tal como eu sempre a conheci, penso que o nome terá derivado de Sobredo para Sobreiro na actualidade, no entanto eu sempre a conheci como Sobredo,como é chamada ainda em alguns sites.

Da Vinci

07/03/08, 15:58  
Anonymous Anónimo said...

Bonita foto dum dos lugares que mais vezes tenho visitado nos últimos tempos.
Conheço bem a obra e a generosidade do grande mestre José Franco, homem com um coraçao bondoso, amigo de toda a gente, com arte para trabalhar o barro e gosto pela música de acordeão. Tenho algumas fotos com o grande mestre José Franco que há cerca de 65 anos começou a construir o que ali podemos visitar gratuitamente, tenho uma obra em barro feita por ele que fez gosto em me dedicar e oferecer em 2007, conheço também os problemas que enfrenta hoje com mais de 80 anos de idade.
Sempre conheci o local com o nome de Sobreiro. Não creio que lhe tenham mudado o nome mas desconheço se alguma vez se chamou por outro nome.
Como seja, só pelo facto de divulgar aqui no Fotoblog este local único, de tão elevada beleza artística e importância cultural já merece o meu enorme apreço e sinceros parabéns pelo registo fotográfico.
Continue a publicar porque haverá sempre quem goste e saiba apreciar o seu trabalho.

16/06/08, 18:07  

Enviar um comentário

<< Home